Ata Sessão Solene de Posse dos Vereadores

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAINA
CASA DR. ANTONIO BATISTA SANTIAGO
AV. PRES. JOÃO PESSOA 392
ITABAIANA-PB
Pág. 01


Ata da Sessão Solene de Posse dos Vereadores eleitos no dia 05 de outubro de 2008 e eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, realizada no dia 01 de janeiro de 2009.


Às nove horas e trinta minutos do dia primeiro de janeiro de dois mil e nove (01/01/09), reuniu-se solenemente a Câmara Municipal de Itabaiana, sendo Presidida pelo Vereador Arnaldo Trajano de Araújo que declarou aberta a Sessão e convidou nominalmente os seguintes Vereadores: Ronaldo Gomes da Silva, José Ubiratan Correia de Melo, José Assis Almeida da Silva, José Ribamar Campos Cavalcanti, José Marques de Souza, Carlos José da Costa Araújo, Elias Araújo Silva e Wellingson da Fonseca Chaves, para tomarem assentos nos seus devidos lugares. O Presidente em Exercício convidou o Vereador José Ribamar Campos Cavalcanti para funcionar com Secretário Adoc. Em seguida convidou as seguintes autoridades para compor a Mesa: Deputado Estadual João Gonçalves; Secretário de Planejamento da Prefeitura Francisco Fernandes de Assis – Cidinho; Secretário Adjunto do Planejamento Dr. Breno de Sousa e Silva; Pastor Carlos Formiga da Igreja Congregacional; Secretária da Ação Social Maria Auxiliadora Correia de Melo, representando a Prefeita Dona Dida; Secretário da Indústria e Comercio José Marinho; Ex-Presidente desta Casa Dr. Pedro José da Silva; a mãe do Vice-Prefeito de Itabaiana Jaíde Maria de Souza. Composta a Mesa o Presidente pediu que todos ficassem de pé para ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Itabaiana. Após a execução dos Hinos o Presidente convidou os Vereadores para ficarem de pé para prestarem o compromisso nos seguintes termos: ”Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, desempenhar o mandato que me foi confiado e trabalhar pelo progresso do Município e o bem estar de seu povo”. Todos disseram: “Prometo”. Com essa declaração o Presidente declarou empossados os Vereadores, conforme o artigo 5º, Inciso IV do Regimento Interno. Empossados os Vereadores o Presidente deu prosseguimento com a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2009/2010, tendo sido registrada uma chapa única, denominada a União Faz a Força, fazendo parte da Chapa os seguintes Vereadores:
CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAINA
CASA DR. ANTONIO BATISTA SANTIAGO
AV. PRES. JOÃO PESSOA 392
ITABAIANA-PB
Pág. 02

Ronaldo Gomes da Silva – Presidente; José Ubiratan Correia de Melo – Vice-Presidente; José Assis Almeida da Silva – Primeiro Secretário; Wellingson da Fonseca Chaves – Segundo Secretário. O Presidente explicou que o Vereador será chamado nominalmente, assina a folha de votação, vai até a sala aqui ao lado vota e depois deposita o voto na urna que está aqui em cima da tribuna. Dando inicio o primeiro Vereador a ser chamado foi o Vereador Ronaldo Gomes da Silva, seguido pelos Vereadores: José Ubiratan Correia de Melo, José Assis Almeida da Silva, José Ribamar Campos Cavalcanti, José Marques de Souza, Carlos José da Costa Araújo, Elias Araújo Silva, Wellingson da Fonseca Chaves e Arnaldo Trajano de Araújo. Terminada a votação o Presidente convidou os Vereadores: José Assis Almeida da Silva e José Ribamar Campos Cavalcanti para escrutinadores na contagem dos votos, feita a apuração foram contabilizados 09 (nove) votos em favor da Chapa a União Faz a Força, não tendo nenhum voto nulo ou em branco, diante desse resultado o Presidente convidou os Vereadores: Ronaldo Gomes da Silva – Presidente; José Ubiratan Correia de Melo – Vice-Presidente; José Assis Almeida da Silva – Primeiro Secretário; Wellingson da Fonseca Chaves – Segundo Secretário, eleitos para a Mesa Diretora para prestarem o compromisso de posse, que depois de terem feito o compromisso, foram declarados empossados. O Presidente em Exercício convidou o Presidente recém eleito para assumir a Direção dos Trabalhos. Assumindo a Presidência o Pastor Ronaldo Gomes da Silva facultou a palavra ao ex-Presidente desta Casa Dr. Pedro José da Silva, que ocupando a tribuna, cumprimentou a nova Mesa Diretora as autoridades e o povo presente. Neste momento quero aqui dizer que desde o inicio da minha vida pública que iniciou com o meu primeiro mandato em 1968 tendo ao longo desses anos exercido cinco mandatos sendo ultimo encerrado agora no dia 31 de dezembro de 2008, fui presidente desta Casa por quatro mandatos e agora na ultima tive como companheiro de Mesa os Vereadores: Maria José Araújo – Zaba, Sonia Oliveira de Araújo e Geizimar Rodrigues da Silva – Preto, juntos procuremos fazer o melhor, hoje temos uma Casa mais organizada, construímos os gabinetes para os Vereadores para que possam atender melhor os que lhe procuram. Fiz dois Projetos para melhorias do Prédio da Câmara um foi enviado para Brasília e outro para o Governo do Estado, mas não obtivemos êxito, mas
CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAINA
CASA DR. ANTONIO BATISTA SANTIAGO
AV. PRES. JOÃO PESSOA 392
ITABAIANA-PB
Pág. 03

com um trabalho sério e com os poucos recursos que tínhamos fizemos o que foi possível e ai estar uma Câmara mais bonita e organizada. Fui candidato à reeleição, não obtendo êxito por conta de que meus inimigos se aproveitaram de uma conta rejeitada pelo Tribunal de Contas por não ter descontado o INSS dos Vereadores, não por que eu não quisesse, mas por que houve uma decisão do Supremo Tribunal Federal que a principio alegou inconstitucional o desconto de INSS de Vereadores, portanto diante disso fui penalizado, tentei provar junto ao T.R.E – Tribunal Regional Eleitoral, depois em Brasília junto ao T.S.E, mas mesmo assim fui considerado inelegível, depois de tudo isso ainda consegui obter 358 votos. Neste momento quero entregar ao Presidente eleito a relação do patrimônio que hoje existe aqui nesta Casa para que ele tenha conhecimento de tudo. Quero agradecer aos funcionários que colaboraram comigo, aos Vereadores que terminaram o mandato e não conseguiram se reeleger e aos que se reelegeram, enfim a todos. Espero que os novos Vereadores colaborem com a administração Municipal para que Itabaiana continue se desenvolvendo e os itabaianenses continue sendo beneficiados. Em seguida ocupou a tribuna o Vereador Elias Araújo Silva, inicialmente que cumprimentar a Mesa Diretora e as autoridades presentes e o povo em geral. A partir de agora sabemos da nossa responsabilidade não só aqui nesta Casa, como também da administração municipal, da confiabilidade que o povo nos deu de estarmos aqui como seus legítimos representantes. Novo sentimento, novos sonhos e juntos conseguiremos a vitória. Fui eleito com 545 votos que para mim é uma grande satisfação e alegria sobre tudo daqueles que confiaram e acreditam no meu desempenho como seu representante. Em momento algum irei impor ao que for bom para esta Cidade, estarei sempre pronto para dar o meu apoio. Estou de alma lavada, de um rosto estampado de alegria, por que muitos não acreditavam que eu chegaria a ser eleito, mas graças a Deus cheguei, agradeço a minha esposa e os meus três filhos, que sempre estão ao meu lado me dando apoio me incentivando a continuar acreditando no melhor. Meu agradecimento a todos os itabaianenses. Ocupou a tribuna o Vereador José Assis Almeida da Silva – Zé Cobal cumprimento a Mesa Diretora as autoridades e a todos aqui presente. Quero dizer que para mim é motivo de agradecimento e reflexão. Primeiro agradeço a Deus que como homem
CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAINA
CASA DR. ANTONIO BATISTA SANTIAGO
AV. PRES. JOÃO PESSOA 392
ITABAIANA-PB
Pág. 04

humilde me proporcionou a chegar ao que sou hoje. Segundo agradeço a Dona Dida que na minha trajetória política foi o meu partido. Quero desejar um feliz 2009 para todos e que possamos estar juntos colaborando para o desenvolvimento desta Cidade, que teve inicio no primeiro mandato da Prefeita Dona Dida e que continuará neste segundo mandato que o povo lhe confiou. Ocupou a tribuna o Vereador José Ubiratan Correia de Melo inicialmente cumprimento a Mesa Diretora e as demais pessoas aqui presente. Para mim é um motivo de muita alegria e satisfação poder estar aqui tomando assento nesta Casa como Vereador, por que venho de uma família humilde, mas que trilhamos dentro de um caminho da sinceridade e da honestidade e devo tudo isto a um homem que para mim foi muito importante o meu pai que perdi aos nove anos de idade, mas que foi continuado na responsabilidade de minha mãe Cleuza Tereza esta mulher guerreira e sincera que procurou dar o melhor aos seus sete filhos, que entre os sete três tem curso superior. Na política eu não sou o primeiro a ser eleito Vereador, por que antes de mim passaram por aqui a minha irmã Maria Auxiliadora que hoje exerce o cargo de Secretária da Ação Social e o meu irmão Ubirajara Correia de Melo, funcionário da Cagepa. Agradeço ao Secretário da Saúde José Sinval que foi o mentor, ou seja, o incentivador da minha candidatura. Agradeço também a Prefeita Dona Dida que me estimulou e me deu apoio na minha candidatura, confiou no meu trabalho a frente da coordenação dos postos dos PSFs, onde tive a certeza do dever cumprido. Neste momento Pastor Ronaldo, tenha certeza que contará com meu apoio nas decisões que esta Casa venha tomar em prol do engrandecimento desta Cidade, por que temos um compromisso de trabalhar pelo progresso e o desenvolvimento desta Casa e do Município em uma ação conjunta com a Prefeita, Secretários e o povo, por que a população clama por dias melhores, com criação de emprego e renda, saúde, assistência social e educação. Assumo um compromisso de contribuir não só com aqueles que me deram 581 votos para aqui estar representando-os, mas a todos os itabaianense. Em seguida o Presidente passou a Presidência ao Vice-Presidente Vereador José Ubiratan, o qual assumindo a Presidência franqueou a palavra ao Vereador e Presidente Pastor Ronaldo Gomes da Silva que cumprimentou as autoridades presentes e ao povo de modo geral. Neste momento em que estamos aqui participando desta solenidade para mim é um motivo de
CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAINA
CASA DR. ANTONIO BATISTA SANTIAGO
AV. PRES. JOÃO PESSOA 392
ITABAIANA-PB
Pág. 05

muita alegria, por que a Bíblia nos diz que Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu, e o meu tempo chegou. Agradeço a minha mãe e ao meu pai que muito contribuíram para que eu pudesse chegar ao que sou hoje, digo para o meu pai José Gomes da Silva que considerem como se fosse Presidente desta Casa. Agradeço a minha esposa e ao meu filho Ítalo que têem me compreendido, eu louvo a Deus por ter vocês ao meu lado. Agradeço aos amigos e ao povo de um modo geral que durante oito anos, ou seja, dois mandato, tive o prazer de representá-los e que me elegeram por mais um mandato e que durante esses quatro anos possamos continuar trabalhando junto com o Poder Executivo para o engrandecimento desta terra. Em seguida o Presidente reassumiu a Presidência e encerrou a Sessão agradecendo a presença de todos e mandou que se lavrasse a presente ata que vai datada e assinada pelo Presidente, Secretários, Vereadores e convidados. Sala das Sessões da Câmara Municipal de Itabaiana, 01 de janeiro de 2009.



Ronaldo Gomes da Silva José Ubiratan Correia de Melo
Presidente Vice-Presidente

José Assis Almeida da Silva Wellingson da Fonseca Chaves
1º Secretário 2º Secretário

José Ribamar Campos Cavalcanti José Marques de Souza
Vereador Vereador

Arnaldo Trajano de Araújo Carlos José da Costa Araújo
Vereador Vereador


Elias Araújo Silva
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário